A Ocean Zipline Nazaré é uma actividade de animação turística inovadora que consiste numa descida gravitacional apoiada num slide suspenso a 110m altura ao longo de 1.100m distância desde o Sítio da Nazaré até à Praia da Vila (Centro Cultural).

Possibilita o usufruto e o desfrutar de vistas e panorâmicas únicas sobrevoando o oceano e a praia da Nazaré.

É uma viagem confortável e revigorante, plena de energia positiva, inclusiva a pessoas com mobilidade reduzida, e para todos os turistas que procuram experiências estimulantes durante todo o ano em Portugal.

A Ocean Zipline Nazaré oferece emoções nunca antes sentidas nem vividas.

O projeto tem já o apoio institucional de várias entidades públicas, e foi premiado em Maio 2019 como vencedor do Prémio José Manuel Alves – Empreendedorismo e Inovação Turística promovido pelo Turismo Centro de Portugal.
Foi caracterizado como:

“Trata-se de uma atividade de animação turística – a ser implementada na vila da Nazaré – que organiza uma descida gravitacional sobre o oceano Atlântico num percurso de 1.100 metros de distância com uma elevação máxima de 110 metros de altura.

Sobrevoar o oceano e a praia da Nazaré em zipline será uma experiência incrível, segura, bastante confortável e em harmonia com o ambiente de praia, que lhe proporcionará uma experiência de animação turística de excelência e inesquecível.

Será utilizada tecnologia inovadora certificada e patenteada em todo o sistema e equipamentos tecnológicos utilizados na zipline. As grandes vantagens diferenciadoras sobre as demais tecnologias existente de zipline, é que esta tem sistemas de saída e travagem completamente automatizados além de possuir um sistema de roldanas que minimiza a fricção e o ruído associado, possibilitando a integração harmoniosa em ambientes naturais para o seu desfrute e promoção.

A Zipline Nazaré irá também proporcionar a utilização a pessoas de mobilidade reduzida com recurso a rampas de acesso privilegiado e elevadores”.

O Turismo de Portugal considera a Ocean Zipline Nazaré em total sintonia com a Estratégia Turismo 2027 onde detalha:

“O mesmo enquadra-se no âmbito e no espírito da Estratégia Turismo 2027 (ET27), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 134/2017, de 27 de setembro.
Desde logo, considera-se que o projeto contribui para responder a três dos principais desafios que se colocam ao turismo na próxima década: a coesão – alargando o turismo a todo o território e promovendo o turismo como como fator de coesão social; o turismo todo o ano – esbatendo a sazonalidade da atividade turística; e a inovação – contribuindo para o incremento da inovação tecnológica.
Neste contexto, os objetivos identificados no projeto permitem enquadrá-lo, sobretudo, nos seguintes eixos estratégicos / linhas de atuação:
– valorizar o território e as comunidades, designadamente, nas linhas de atuação:
(i) «estruturar e promover ofertas que respondam à procura turística», uma vez que se propõe criar uma atividade de animação turística inovadora em Portugal, que funcione todo o ano, contribua para o desenvolvimento local e contrarie a sazonalidade balnear;
(ii) «afirmar o turismo na economia do mar», enquadrando-o, concretamente, na tipologia de projetos prioritários relativa a «ações de valorização do litoral, incluindo a requalificação das marginais e valorização das praias», uma vez que se propõe valorizar e requalificar as praias do município da Nazaré;
– gerar conectividade, designadamente, na linha de atuação (i) «promover o “turismo para todos”, numa ótica inclusiva, que acolha os diferentes mercados/segmentos turísticos», dadas as características inclusivas que o projeto apresenta, nomeadamente, a sua adaptação para pessoas com mobilidade reduzida.
Releva-se que o projeto poderá vir a potenciar “o mar”, um dos ativos estratégicos do turismo português, que a ET27 categoriza como um ativo diferenciador. Esta distinção para o mar português enquanto ativo estratégico turístico justifica-se pela orla costeira de excelência e pelas praias de reconhecida qualidade, ao qual este projeto virá acrescentar valor.“

Em sintonia, a proposta apresentada pela Geração GIVE contempla um conjunto de vantagens e mais valias que em muito irão promover um crescente desenvolvimento turístico e socioeconómico da Nazaré e da sua comunidade local:
– Investimento Total 100% Privado
– Receitas diretas para a CM Nazaré (Royalties)
– Receitas indiretas para a Nazaré (Alojamento Local, Hotelaria, Comércio, Restauração, etc.)
– Mais Emprego Qualificado na Nazaré
– Pegada Ecológica Zero
– Inclusivo a pessoas com Mobilidade Reduzida
– Experiência Turística única na Europa em ambiente de mar e praia
– Captação de Mais turistas com maior poder de compra
– Fomenta a Quebra de Sazonalidade – Turismo todo o ano
– Integração em Harmonia com ambiente de praia
– Sem ruído associado
– Contempla a criação do Miradouro / Terraço Nazaré 360º
– Está projetado para ser uma estrutura modular com linha amovível
– Turismo de Qualidade e de Excelência reconhecido pelo Turismo de Portugal, Turismo Centro de Portugal e TripAdvisor
– Actividade Turística com Certificação de Qualidade, Ambiente e Segurança
– Apoio a Associações e Coletividades locais pró-activas pela Nazaré

Trata-se de um dos projetos de animação turística mais inovadores no nosso país e que visa importar para Portugal — em particular para a Nazaré, que tem vivido nos anos mais recentes um aumento exponencial do turismo, como é público — uma solução turística que, por esse mundo fora, já foi instalada em vários locais com uma forte componente turística como sejam as Cataratas do Niagara Falls (Património Classificado como reserva de Biosfera da UNESCO), Havai, Caraíbas, Brasil, Dubai, Haiti, Tailândia e mesmo na cidade de Las Vegas.

Assim, e pelo presente exercício do direito de petição, vimos manifestar ser vontade dos ora assinantes a execução do projeto Zipline Nazaré lançado a concurso, havendo lugar à apresentação pública da proposta apresentada pela Peticionária, em sede de Assembleia Municipal, caso assim se entenda.

Pode visualizar e assinar a petição a favor da Ocean Zipline na Nazaré.