Em reunião realizada no Turismo de Portugal, I.P., com a Coordenação e Direção de Valorização da Oferta, e após apresentação do presente projeto foi entendido que:

“O mesmo enquadra-se no âmbito e no espírito da Estratégia Turismo 2027 (ET27), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 134/2017, de 27 de setembro.

Desde logo, considera-se que o projeto contribui para responder a três dos principais desafios que se colocam ao turismo na próxima década:

. a coesão – alargando o turismo a todo o território e promovendo o turismo como como fator de coesão social;

. o turismo todo o ano – esbatendo a sazonalidade da atividade turística; e a inovação – contribuindo para o incremento da inovação tecnológica. Neste contexto, os objetivos identificados no projeto permitem enquadrá-lo, sobretudo, nos seguintes eixos estratégicos / linhas de atuação: valorizar o território e as comunidades, designadamente, nas linhas de atuação:

(i) «estruturar e promover ofertas que respondam à procura turística», uma vez que se propõe criar uma atividade de animação turística inovadora em Portugal, que funcione todo o ano, contribua para o desenvolvimento local e contrarie a sazonalidade balnear;

(ii) «afirmar o turismo na economia do mar», enquadrando-o, concretamente, na tipologia de projetos prioritários relativa a «ações de valorização do litoral, incluindo a requalificação das marginais e valorização das praias», uma vez que se propõe valorizar e requalificar as praias do município da Nazaré;

. gerar conectividade, designadamente, na linha de atuação:

(i) «promover o “turismo para todos”, numa ótica inclusiva, que acolha os diferentes mercados/segmentos turísticos», dadas as características inclusivas que o projeto apresenta, nomeadamente, a sua adaptação para pessoas com mobilidade reduzida.

Releva-se que o projeto poderá vir a potenciar “o mar”, um dos ativos estratégicos do turismo português, que a ET27 categoriza como um ativo diferenciador.

Esta distinção para o mar português enquanto ativo estratégico turístico justifica-se pela orla costeira de excelência e pelas praias de reconhecida qualidade, ao qual este projeto virá acrescentar valor.“

O Turismo de Portugal, I.P. mostrou-se ainda disponível para, e sob solicitação do Município da Nazaré, apresentar qualquer esclarecimento adicional sobre o presente procedimento.

Pode visualizar o documento da Estratégia 2027 na integra.